» » Terremoto atinge 4,7 na escala Richter e abala Teresina

Funcionários evacuaram os prédios no Centro de Teresina 


O Observatório de Sismologia de Sobral, no Ceará, confirmou o abalo sísmico em nove cidades do Piauí de 3,5 graus na escala Richter, uma intensidade considerada baixa, segundo o geólogo Paulo Lages, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 

O terremoto por volta de 0h10 da madrugada de domingo (17) ocorreu em Teresina, Piracuruca, Piripiri, Pedro II, São João das Fronteiras, Cocal dos Alves, Cocal, Domingos Mourão e Lagoa de São Francisco. 

Para se ter uma idéia da intensidade do tremor ocorrido no Piauí, no primeiro terremoto da história do Brasil que teve conseqüências fatais, a intensidade foi de 4,9 graus (Richter), ele ocorreu em dezembro do ano passado, em Minas Gerais, onde uma pessoa morreu.

LEITOR DIZ QUE PENSAVA QUE TEVE UMA ALUCIANAÇÃO
17/02/2008 - Atualizada às 16h50

Carlos Pacheco, do bairro Ilhotas, onde também fica localizada a sede do Portal AZ, declarou que sentiu o fenômeno geológico. Diz ele:  "Também senti o abalo no bairro Ilhotas, pensei que estava tendo uma alucinação, a cadeira onde estava sentado começou a tremer, durou alguns segundos".


PIAUÍ É TODO RECORTADO POR FALHAS GEOLÓGICAS E CHEIO DE ROCHAS VULCÂNICAS
17/02/2008 - Atualizada às 14h35

Segundo o geólogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Paulo Lages, o Piauí é todo recortado por falhas geológicas e cheio de rochas vulcânicas. “As regiões cortadas pelo rio Poti também são delineadas por falhamentos”, informou o geólogo após o tremor de terra que ocorreu na madrugada deste domingo (17/02) em Teresina e em vários municípios do Piauí. 

Paulo Lages disse que nesta segunda-feira (18) a Secretaria do Meio Ambiente vai entrar em contato com os observatórios de Sismologia da Universidade de Brasília e do Rio Grande do Norte para confirmar se houve abalo sísmico no Piauí, se foi apenas um reflexo do abalo em Sobral (CE) ou se o que ocorreu foi um deslocamento de placas tectônicas, que são pequenos movimentos na terra. 

“Se não for confirmado o abalo sísmico pode-se dizer que houve acomodação de camadas, que são espaços vazios cedendo um pouco”, explica. “Por causa desse período chuvoso, aos poucos as camadas vão se acomodando e nesses processos pode até acontecer algo mais forte”, adianta. 

Lembrando que a quase totalidade dos terremotos no mundo tem origem das falhas, e o terremoto é justamente um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. 

Além dos moradores de várias zonas de Teresina, o fenômeno também foi percebido no município de Piracuruca. A funcionária pública Socorro de Sousa Gomes, que mora no bairro de Fátima, em Piracuruca, contou que na cidade muita gente ficou assustada. Na casa dela, os copos, os móveis e as janelas tremeram na hora do fenômeno. Socorro Gomes falou ainda que muitas pessoas em vários bairros e na zona rural de Piracuruca sentiram o tremor. 

ABALO SÍSMICO DE SÁBADO FOI SENTIDO EM OUTROS BAIRROS DE TERESINA
17/02/2008 - 11h36 - Arimatéia Azevedo
 
O abalo sísmico denunciado nas zonas Sul, Norte e Leste, por volta da meia noite deste sábado, também se verificou em outros bairros de Teresina. Um empresário que reside no bairro Piçarra, disse que sua cama tremeu. Uma moradora da rua David Caldas, no centro, pensava que havia pisado em falso, dentro de sua casa. 

“Quando a cama tremeu eu falei para minha mulher, mas não achamos tão anormal. Só agora pela manhã, ao ler a notícia dos tremores em apartamentos na Vermelha, na zona Leste e na zona Norte, é que me dei conta de que lá em casa também tremeu”, disse o empresário. 

Ele chegou a conversar já na manhã deste domingo com um geógrafo e ouviu dele a informação de que esses tremores eram esperados, por causa da formação geológica de Teresina. Não adiantou mais nada, tecnicamente. 

Uma moradora da rua David Caldas, próxima ao Colégio Diocesano, revela que foi abrir a janela da casa, por volta da meia noite, para ver se a chuva estava passando, no exato momento da passagem de dois veículos e sentiu, no peitoral da janela, um leve tremor. 

Diz ela: “Eu imaginava que fosse em conseqüência da passagem dos carros, mas, ao fechar a janela e retornar para a sala, senti o chão tremer. Foi como se eu tivesse dado um passo em falso”. 

Repórteres do Portal AZ tem tentado, sem chance, conversar com autoridades da área, sobre os tremores em Teresina. 

O que já se disse do assunto: 

TREMOR DE TERRA ASSUSTA MORADORES NAS ZONAS SUL, NORTE E LESTE DE TERESINA
17/02/2008 - 01h16 - Flávia Rocha 

Um tremor de terra ou um abalo sísmico pode ter ocorrido por volta das 0h10 da madrugada deste domingo (17/02) em Teresina. Moradores do Condomínio Adriana, no bairro Vermelha, na zona Sul, desceram do prédio após sentir um tremor de terra. No condomínio São Conrado, na rua Angélica, no bairro Jóckey Clube, zona leste da capital, moradores também sentiram o tremor. 

Na avenida Centenário, no bairro Aeroporto, zona Norte, um tremor de terra também foi percebido por moradores. Logo depois do possível abalo, todos os postes da avenida apagaram, segundo um morador que não quis se identificar.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na manhã deste domingo (17), não há registro de chamadas em decorrência dos abalos. 

Tremor também foi registrado em Sobral (CE) 

O tremor de terra também assustou a população de Sobral (CE), a 235 quilômetros de Fortaleza, na noite deste sábado (16). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros da cidade, ninguém ficou ferido. 

O abalo deste sábado, cujo epicentro ainda não havia sido localizado, também foi sentido nos distritos cearenses de Jordão, Tianguá e Jericoacoara. 

Há também informações de casas danificadas pelo tremor. 

Dados sobre os sismos no Brasil 

No Brasil registram-se poucos abalos sísmicos. Em média ocorrem a cada ano um sismo de 1 a 3 graus na Escala Richter e a cada cinco anos podem ocorrer abalos de magnitude 4 ou mais. O local onde frequentemente são registrados tremores é na cidade de Bebedouro em São Paulo, ocorrendo tremores de magnitude 2 e 3 quase todos os anos. Esses tremores, segundo o IAG/USP, tem suas origens nas fracturas do basalto da Formação Serra Geral e provavelmente são induzidos por poços de extração de água subterrânea na região. 

O maior tremor registrado no Brasil atingindo 6,6 graus na Escala Richter foi na Serra do Tambador no Mato Grosso em 31 de Janeiro de 1955. 

Em 9 de dezembro de 2007 um terremoto de 4,9 graus (Richter) causou uma morte no município de Itacarambi em Minas Gerais. É o primeiro tremor da história do Brasil que tem como conseqüência fatais: 1 morte, 5 feridos e várias casas destruídas pelo sismo. 

Após o abalo sísmico, o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) decidiu instalar uma estação sismográfica permanente na região. A magnitude do abalo surpreendeu os pesquisadores, que, na época, admitiram a existência de uma falha geológica maior do que imaginavam.

Blogueiro Unknown

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do Juventude na Web e são de total responsabilidade de seu idealizador
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply