Na oportunidade, foram discutidas iniciativas de combate ao Aedes aegypti
Cumprindo agenda na capital piauiense, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Celso Pansera, participou, nesta sexta-feira (19), de uma reunião da sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), com o objetivo de articular medidas que desenvolvam o campo da CT&I no Estado. Estiveram presentes, representantes da Fapepi e das instituições públicas de ensino do Piauí.
Pela manhã, o ministro que veio em missão da ação nacional #ZikaZero, promovida pelo governo federal, com o objetivo de alertar a população para a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, visitou o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral, João Henrique de Almeida Sousa, na companhia do governador, Wellington Dias, da Vice-governadora, Margarete Coelho, da Secretária Estadual de Educação, Rejane Dias, do presidente da Fapepi, Francisco Guedes, e outras autoridades.
Durante a tarde, Celso Pansera aproveitou a oportunidade para se reunir com o setor acadêmico do Estado em busca de soluções aplicadas a pesquisas científicas.
O ministro Celso Pansera, ressaltou a importância da conscientização aliada às ações governamentais. “Não adianta termos resultados das pesquisas, dos remédios, das ações do governo se um problema dessa dimensão não tiver a compreensão da população. O que estamos fazendo é trabalhando em dois eixos, conscientizar a população que é necessária uma luta de todos contra o mosquito, e mobilizar o Estado e seus organismos de pesquisa buscando soluções do ponto de vista da medicina contra a doença propriamente”.
Além das medidas de combate ao Aedes aegypti, as instituições de ensino apresentaram suas demandas, no campo da CT&I, diretamente ao ministro. O presidente da Fapepi, destacou a integração de instituições proporcionada pelo encontro. “Tivemos uma grande reunião com os principais agentes envolvidos no combate ao Aedes aegypti e, também, com dirigentes das instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem pesquisas nesta e em outras areas", ressaltou Francisco Guedes.
O secretário estadual de saúde, Francisco Costa, enfatizou as possibilidades obtidas no encontro. “Obtivemos alguns bons encaminhamentos, como a criação de um grupo de trabalho para que possamos apresentar as propostas que o Estado está construindo, no que diz respeito ao combate ao mosquito Aedes aegypti, e a problemática das arboviroses, e para isso contamos com o apoio do Governo Federal, não só através do Ministério da Saúde, mas também com o Ministério da Ciência e Tecnologia.”
Estiveram presentes no encontro, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da secretaria de Saude (SESAP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia (IFPI), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Durante o encontro, foi apresentado ao ministro Celso Pansera, o “Projeto de Aplicação de Resultados de Pesquisa sobre o Combate ao Aedes aegypti e as viroses relacionadas”, elaborado através da articulação da Fapepi com a Fiocruz e a Sesapi, e com pesquisadores das universidades e centros de pesquisa, reunindo uma lista de ações a serem coordenadas no Estado, visando à diminuição da ocorrência das arboviroses no estado do Piauí e ao combate ao mosquito.
Edição: Luan Felipe
Fonte: Francisco Guedes
Presidente Da FAPEPI

Nenhum comentário: