» » FAPEPI discute sobre combate ao Aedes aegypti juntamente com Ministro Celso Pansera


Ministro Celso Pansera participa de reunião na sede da Fapepi

Na oportunidade, foram  discutidas iniciativas de combate ao Aedes aegypti

Cumprindo agenda na capital piauiense, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Celso Pansera, participou, nesta sexta-feira (19), de uma reunião da sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), com o objetivo de articular medidas que desenvolvam o campo da CT&I no Estado. Estiveram presentes, representantes da Fapepi e das instituições públicas de ensino do Piauí.

Pela manhã, o ministro que veio em missão da ação nacional #ZikaZero, promovida pelo governo federal, com o objetivo de alertar a população para a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, visitou o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral, João Henrique de Almeida Sousa, na companhia do governador, Wellington Dias, da Vice-governadora, Margarete Coelho, da Secretária Estadual de Educação, Rejane Dias, do presidente da Fapepi, Francisco Guedes, e outras autoridades.

 Durante a tarde, Celso Pansera aproveitou a oportunidade para se reunir com o setor acadêmico do Estado em busca de soluções aplicadas a pesquisas científicas.

O ministro Celso Pansera, ressaltou a importância da conscientização aliada às ações governamentais. “Não adianta termos resultados das pesquisas, dos remédios, das ações do governo se um problema dessa dimensão não tiver a compreensão da população. O que estamos fazendo é trabalhando em dois eixos, conscientizar a população que é necessária uma luta de todos contra o mosquito, e mobilizar o Estado e seus organismos de pesquisa buscando soluções do ponto de vista da medicina contra a doença propriamente”.

Além das medidas de combate ao Aedes aegypti, as instituições de ensino apresentaram suas demandas, no campo da CT&I, diretamente ao ministro. O presidente da Fapepi, destacou a integração de instituições proporcionada pelo encontro. “Tivemos uma grande reunião com os principais agentes envolvidos no combate ao Aedes aegypti e, também, com dirigentes das instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem pesquisas  nesta e em outras areas",  ressaltou Francisco Guedes.

O secretário estadual de saúde, Francisco Costa, enfatizou as possibilidades obtidas no encontro.  “Obtivemos alguns bons encaminhamentos, como a criação de um grupo de trabalho para que possamos apresentar as propostas que o Estado está construindo, no que diz respeito ao combate ao mosquito Aedes aegypti, e a problemática das arboviroses, e para isso contamos com o apoio do Governo Federal, não só através do Ministério da Saúde, mas também com o Ministério da Ciência e Tecnologia.”

Estiveram presentes no encontro, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da secretaria de Saude (SESAP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia (IFPI), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante o encontro, foi apresentado ao ministro Celso Pansera, o “Projeto de Aplicação de Resultados de Pesquisa sobre o Combate ao Aedes aegypti e as viroses relacionadas”, elaborado através da articulação da Fapepi com a Fiocruz e a Sesapi, e com pesquisadores das universidades e centros de pesquisa,  reunindo uma lista de ações a serem coordenadas no Estado, visando à diminuição da ocorrência das arboviroses no estado do Piauí e ao combate ao mosquito.


Edição: Luan Felipe
Fonte: Francisco Guedes 
Presidente Da FAPEPI

Blogueiro Unknown

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do Juventude na Web e são de total responsabilidade de seu idealizador
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply